Existe etiqueta para o salão de beleza?

Sair do salão de beleza satisfeita com o próprio visual parece tarefa difícil para algumas mulheres. Cabelo que ficou curto demais, comprido demais, claro demais, repicado demais: tudo pode ser motivo para reclamar.
O que poucas pessoas pensam é que os profissionais do salão sofrem com tanta amolação.

Afinal de contas, existe uma etiqueta para o salão de beleza? O pior é quando o cliente começa a reclamar antes mesmo do corte ficar pronto. Por isso é importante conversar bastante com o cliente para ter certeza do que ele quer.


Outra situação odiada pelos profissionais é quando o cliente leva algum acompanhante que fica opinando no corte. Não sabemos quem ouvir e uma circunstância bastante constrangedora é quando o freguês pede para que o profissional imite outro. Tem cliente que chega falando ‘Meu cabeleireiro é aquele de renome, mas ele cobra muito caro. Será que se você olhar bem consegue cortar igual?’. Considero falta de ética por parte de quem está pedindo.


As manicures também têm suas reclamações. A lista é grande: clientes que marcam hora, chegam atrasadas e ainda dão “piti”, pedem para trocar a cor do esmalte depois de tudo pronto e por aí vai. As manicures deveriam ser imediatamente contratadas pelas agências de propaganda para participar das reuniões estratégicas de campanhas para mulher. Como ninguém, elas conhecem os pesadelos e sonhos femininos.


Pedir cortes e cores mirabolantes, mesmo quando o cliente é aconselhado a repensar, é outro motivo de estresse. Se sei que não vai ficar bem, tento sugerir outra coisa. Em alguns casos prefiro nem executar a mudança, pois é meu nome profissional que está em jogo.

Situações chatas, infelizmente, acontecem o tempo todo, conheço uma cabeleireira que já teve que refazer o corte de uma cliente várias vezes, até que se irritou, ela  perguntou o que a cliente queria e ainda sugeriu que o horário fosse remarcado por causa da indecisão da mulher. Mesmo assim ela insistiu e pediu vários cortes. Em situações deste tipo, o melhor é manter a calma e tentar resolver o problema da melhor forma possível, afinal a cliente está pagando.


Histórias como estas ainda são pouco comparadas ao que algumas mulheres são capazes de fazer por um visual perfeito no salão de beleza. Conheço uma história de uma mulher que foi ao salão e fez tudo o que tinha direito: cortou, fez luzes, escova progressiva... Na hora de pagar,  ela afirmou que seu cheque havia sido roubado dentro do estabelecimento. Os profissionais permitiram que ela saísse e fosse até o caixa eletrônico retirar a quantia, que ficou perto dos R$ 500,00, e a mulher deixou a bolsa como garantia. Horas depois, quando a cliente não voltava, a bolsa foi aberta e todos tiveram uma surpresa. Só havia papel lá dentro. Casos como este merecem uma medida mais efetiva, como um boletim de ocorrência.




Conheço também histórias de clientes que se chateiam pelo profissional se recusar a aplicar certa química pelo fio não aguentar, querem fazer de qualquer jeito , não é bem assim, existe todo um estudo, então acredito que tem que haver mais confiança da parte da cliente, sempre há outras alternativas bem melhores.

No final das contas, qualquer cabeleireiro concorda que trabalhar com a imagem das pessoas não é fácil e requer muita paciência, jogo de cintura e conhecimento. O importante é aprender a lidar com as situações do dia-a-dia e contornar as saias-justas como todo bom profissional, apesar disso tudo eu amo minha profissão e nada disso me abala, tiro de letra facinho!

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10 comentários:

  1. Lidar com pessoas é algo extremamente doido! Na mesma hora que alguém lhe chega sorrindo e com educação, em seguida aparece alguém te tratando como capacho. Quando vou cortar meu cabelo, eu faço pesquisas sobre cortes para o meu tipo de cabelo. Eu sei se meu cabelo é rebelde, volumoso, se eu conseguiria manter um corte assim e assado, então pego várias referências e levo a foto do corte. Pergunto para a cabeleireira se é possível para o comprimento do meu cabelo e tal. O salão que tenho frequentado não me desapontou. Já cortei com 2 profissionais diferentes e deu certo com ambos, e não pago caro (R$30,00). Preço não é qualidade, acho que vale mais a confiança no profissional e saber o que quer né?

    Beijos
    Carla
    @MaosLindas

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  2. Olá colega, concordo em genero número e grau!! kkk
    O Pior que é bem assim já tive muitas clientas complicadas também, mas fazer o que??!!!

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  3. Oi AMADA,

    Classe é tuudo, em qualquer lugar ... educação é primordial!

    Passa lá, tem post novo :)

    www.achochiq.blogspot.com

    Beijinhos!

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  4. Oiiii!!!! Que saudades daqui!
    Voltei de férias esta semana e o blog já esta de volta!!!
    Beijão e feliz 2012!!!
    @sarahreinert
    http://vestindocorderosa.blogspot.com

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  5. Aprendi muito sobre isso no curso, nunca fui de ir ao salão ,pois minha família quase toda trabalha nesta área, dai sempre fazia as coisas com eles, entre familiares e tals, acho bem certo tudo que vc disse,muita gente não pensa no que diz,e ainda acham certo criticar os outros! Apoiada! rs..Flor, amei as divulgações do sorteio, super boa sorte pra vc, muitíssimo obrigado! beijoos ^^

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

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  6. Trabalhar com a imagem de uma pessoa deve ser complicado mesmo!
    bjusssssss

    vailentne.com

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  7. Olha eu até concordo com vc, mas veja bem o que aconteceu comigo tinha o cabelo castanho e perguntei a cabeleireira se eu poderia pintar meu cabelo de chocolate sem precisar descolorir, na mesma hora ela respondeu claro que sim vai ficar lindo? resumindo estou com os cabelos alaranjados e manchado sabe água de salsicha pois é ai vem a pergunta pq ela disse que dava se na verdade não dava? resumindo pintei meu cabelo de castanho novamente mas continua estranho, então temos que ver os dois lados afinal não tem nada pior que olhar para o espelho e chorar nékkkkk!


    Bjs; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

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  8. Situação chata em um salão que eu fui a mulher mais fumava que cortava o cabelo. Nunca mais voltei.
    Bjos
    Aline

    http://comprasdemulheres.blogspot.com/

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  9. Ótimas dicas, é sempre bom lembrar a mulherada que anda muito agitada.
    Beijos.

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  10. Adorei o tópico...rsrs

    Flor tem sorteios rolando lá no recanto, participe e divulgue

    bjs
    http://recantojasmin.blogspot.com

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