20 Dúvidas sobre Química no Cabelo

Olá flores como foi o Natal de vocês? O meu foi ótimo, minha última cliente saiu perto das 21:00, foi cansativo, mas todas vocês sabem que eu amo isso, no final deu pra curtir um pouco o natal também.

Hoje vou esclarecer algumas dúvidas sobre química no cabelo, pois muitas pessoas querem se submeter a certas químicas sem saber se o cabelo tem condições pra isso, tudo depende do tipo de cabelo, do histórico do fio, do que já foi aplicado, tudo isso tem que ser conversado com o cliente antes de qualquer coisa e nada pode ser omitido, digo isso porque muitas pessoas acabam omitindo o que já foi aplicado no cabelo com medo que a cabeleireira diga que não pode aplicar a química desejada, ou tem vergonha de dizer pra cabeleireira que aplicou em casa uma química X e que não deu nada  certo, já aconteceu de uma cliente minha querer fazer luzes e depois de eu ter perguntado se o cabelo dela tinha coloração permanente (tinta) e ela ter negado, então o cabelo foi submetido as luzes, no meio do processo percebi que estava demorando muito pra descolorir nas pontas do cabelo e a raiz já estava loirissíma, na hora percebi que alí tinha coloração ou alguma outra química, perguntei novamente e ela acabou confessando que tinha tintura, é claro que não tem problema algum em fazer luzes em cabelos tingidos, mas nós cabeleireiras precisamos saber de todo o histórico capilar pra saber qual procedimento fazer e qual produto adequado usar, então meninas quando forem ao salão contem-nos tudo não nos escondam nada, só assim podemos avaliar se o seu cabelo tem condições de passar por tal procedimento, ou qual o produto ideal  para seu cabelo, isso é muito importante. 
Vamos as dúvidas mais frequentes:

O que se deve fazer antes de aplicar uma química no cabelo?
É indispensável a análise prévia dos cabelos. Deve-se analisar a textura, densidade, porosidade, elasticidade, e condições do couro cabeludo.Qualquer tipo de transformação deve ser evitado, caso o couro cabeludo não esteja saudável. Os riscos de irritações, queimaduras e agravamento das doenças são maiores diante de ativos de transformação.

O cabelo volta ao normal se a cliente deixar de fazer escova progressiva? 
Aos poucos ele se aproxima do aspecto de antes, mas nunca fica como anteriormente, o ideal é usar substâncias testadas e aprovadas e fazer, depois, sessões de reconstrução com queratina para tratar a estrutura interna.

Quero mudar o meu relaxamento de hidróxido para o tioglicolato. Pode?
Deve-se ficar no mínimo 180 dias sem fazer uso do produto, e ir cortando durante esse período. Após esse espaço de tempo, fazemos o teste de mecha para saber se já está em condições de mudar a química.

O que fazer após um alisamento?
Deve-se fazer a manutenção. Após sair do salão onde fez o relaxamento, fique no mínimo 3 dias sem usar shampoo no cabelo.O ideal é após uma semana você voltar ao salão pra fazer uma resconstrução ou uma hidratação profunda.Então a profissional de cabelo vai marcar a sua volta após 3 meses para um retoque de raiz.

Pode-se fazer escova progressiva, marroquina, inteligente... em cabelo com coloração?
Depende do grau de elasticidade do fio. Os muito danificados e sem elasticidade podem se partir com outro procedimento químico, caso da escova progressiva ou do alisamento. O melhor é fazer um teste de mecha antes de aplicar qualquer substância no cabelo colorido. Em alguns casos é possível usar um produto suave, em outros nem esse cuidado é suficiente e a solução é tratar o fio com cauterizações e reconstruções que vão prepará-lo para a mudança.

Qual é o intervalo mínimo (e seguro) entre uma tintura e outra? 
O ideal é pelo menos um mês para coloração e de dois a três meses para reflexos. Isso porque todo procedimento químico danifica um pouco o cabelo ao mexer com sua estrutura.

Qual a melhor cor para cobrir os vermelhos?
O ideal seria mudar aos poucos, indo do ruivo para um castanho-avermelhado e, então, para um marrom. Tem também a opção de partir para a decapagem (retirar todos os pigmentos de cor do fio) e escolher outra nuance, mas isso depende muito das condições dos fios. 

Quanto tempo dura o efeito de um alisamento?
Os fios crescem, em média, 1 centímetro ao mês. Se seu cabelo for muito enrolado, após 30 dias a raiz já vai incomodar. Meu conselho, para quem sofre para domar os crespos, é optar pelo relaxamento, que solta as ondas, mas não alisa completamente. Além disso, o produto usado é menos agressivo.

Tenho cabelo virgem e quero mudar a cor. Começo com tinta ou tonalizante?
Tonalizante, porque é mais fácil de contornar o problema se o resultado não agradar. Faça o teste de alergia antes e siga as instruções da embalagem.

Como disfarçar os primeiros fios brancos?
Há duas opções: luzes ou tonalizante. A escolha depende da cobertura (mais escura ou mais clara) que você quer. Eu gosto mais das luzes, que, de quebra, dão uma iluminada ao semblante.

Meu cabelo é crespo e adoraria fazer luzes. Tomo quais cuidados?
Eu acho um show luzes em cabelos cacheados, mas não faça relaxamento ou alisamento, apenas luzes e hidratações semanais, mesmo em casa  e evite chapinha e secador.

O formol, usado na escova progressiva ou em outros tipos de alisamentos, é proibido?
Indico esse procedimento de uma ou duas vezes ao ano, no máximo. Vale lembrar que a Anvisa liberou tratamentos com concentração de formol a, no máximo, 0,2%. MAIS DO QUE ISSO É PROIBIDO!

Posso tingir o cabelo quando estiver grávida?
Melhor perguntar ao seu médico. A maioria libera após o quarto mês. Muitos deixam a mulher usar tonalizante, porque não tem amônia. Outros proíbem tudo. Se for seu caso, obedeça.

Pintei e quero alisar. Posso?
Não há problema. Só que o ideal é colorir primeiro e só depois de uma semana fazer o alisamento, para dar tempo de o cabelo se recuperar.

Quero testar uma coloração de marca diferente. Sigo os passos da que estou acostumada?
Não. Marcas diferentes alteram o processo de aplicação e até a cor. O ideal é pedir ajuda a um profissional para ele indicar o tom que mais se parece com o seu atual, assim não mancha o cabelo.

Fiz escova progressiva e agora quero ficar loira. Posso?
Pode desde que dê o intervalo de 15 dias, no mínimo, entre os procedimentos. É importante também consultar um cabeleireiro. Somente ele vai poder dizer se o seu fio aguenta receber uma nova química sem arrebentar. 

Qual a diferença entre luzes feitos com touca e com papel?
Com o papel é possível pintar a raiz desde o começo, dando um efeito mais natural e exige mais atenção do profissional para que não manche os outros fios. Com a touca, alguns centímetros perto da raiz não recebem a coloração.

Quero clarear meu cabelo. Devo usar só a tintura ou passar um descolorante antes?
Depende do caso. Se você tem cabelo castanho-escuro e quer deixá-lo louro, uma grande mudança, é preciso fazer uma descoloração e depois aplicar a tinta. Se o cabelo já é claro e nunca foi pintado antes, é possível abaixar alguns tons só com a tinta. Mas lembre-se: tinta não clareia tinta. Por isso, se o cabelo já passou por alguma coloração, apenas a tintura não adianta.

Como posso saber se a cor do meu cabelo ficará igual à da embalagem da tintura?
A cor final depende de vários fatores, principalmente do tom natural do cabelo. Por serem mais fáceis de cobrir, os fios claros costumam chegar ao tom da embalagem, desde que não tenham nenhum resíduo de uma coloração anterior. Por isso, o indicado é conferir a tabela de tonalidades (que vem nas embalagens de tintura) e, na dúvida, pedir a opinião de um especialista.

Se eu não gostar da cor aplicada, posso tingir novamente em seguida?
Pode uma vez só. Mais não é recomendável. Recomenda-se esperar de duas a três semanas para trocar a cor ou optar por aplicar um tonalizante. Tudo depende das condições dos fios.

Qualquer coisa é só perguntar, seu eu não souber pesquiso pra você!!
Se não estiver participando do super sorteio de aniversário do blog, aproveita e participa, quem sabe a sorte está do seu lado? Clique na imagem abaixo:


22 comentários:

  1. Muy buenos consejos!!!
    Felices Fiestas!!! y buen comienzo de año, guapa!!

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal e um prospero Ano Novo
    Adorei as dicas !!! são demais
    Bjos
    http://onossonude.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que lindo post, amei as dicas! valeu gata, aproveitar e lhe desejar um ano novo repleto de delicias e que seus sonhos e projetos realizem, beijocas

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas,
    muitas pessoas não levam a sério as químicas que colocam em suas cabeças, e acabam com sérios problemas de saúde.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. adorei o post!
    super útillll!
    passa lá no blog!
    bjs
    @julialis
    http://julialis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Dicas perfeitas.
    Realmente temos que "conhecer" os limites dos nossos cabelos. Ano passo tive um problema sério com quebra devido à química.

    Boas dicas.

    Ahh tem post novo sobre os Looks de Natal das blogueiras, quando tiver um tempinho passa lá no blog

    Beijos
    Traje Fino

    ResponderExcluir
  7. Olá Aryel , muito obrigado por visitar meu blog, fico muito feliz em ter pessoas como você que gosta das coisas boas, bem, estou te seguindo, bjs e até...

    ResponderExcluir
  8. Eu quase esqueci, te desejo um feliz natal meio atrasado e um maravilhoso ano novo com muita luze alegria bjs...

    ResponderExcluir
  9. obrigada pela tua visitinha querida. Eu fiz alisamento mas depois de um mês desapareceu logo :c fiquei mesmo triste.
    bbeijinhos
    http://mysimplelife10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oláaa
    adorei, muito necessárias essas respostas!!

    http://mariacerejamaquiagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá... adorei seu blog...
    tudo muito fofo!!!
    estou seguindo e adoraria ter vc como minha seguidora... Um beijão...
    te espero no meu blog. Até lá!!!

    www.vidademulherprendada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Aryel. Gostei do post.
    Tenho uma dúvida. Meus cabelso são castanhos claros, quero pintá-los de vermelho. Vc sugere alguma marca boa de tintura? Já usei o Casting da L'Oreal, achei muito bom, mas foi o numero 46 (Borgonha). Agora tomei coragem e quero vermelhão mesmo. Gostei da marca, mas queria saber se vc sugere outro ou fico nesse mesmo.

    E tintura permanente, que marca?

    abraços.

    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. as dicas são realmente ótimas, eu sempre quis saber pq meu cabelo não fica da cor da embalagem da tintura, até que enfim fui esclarecida huahauhauahuah (:

    Beeeeeijos Guria!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, muitas dicas esclarecedoras. Uma delas, tenho cabelo crespo faço relaxamento com guanidina e meu sonho é fazer luzes, sei que nao posso, se nao meu cabelo cai todinho, como já aconteceu com alguns fios, paciencia, né

    obrigada pelo coment!!

    Jaque

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas...Como meu cabelo naum tem quimica (agora, né porqe ja usei e meu cabelo se acabou, morro de medo que isto aconteca outra vez, então naum uso nada ...)
    Mas é bom saber que seguindo alguns cuidados os cabelos ficam perfeitos!

    ResponderExcluir
  16. O meu cabelo é texturizado tenho muito cuidado hidrato 1 vez por semana e de 30 em 30 dias faço queratinização ele tem um aspecto super natural. Adorei seu blog estou seguindo beijinhos e um novo ano cheio de prosperidade!
    http://thelook2011.blogspot.com/
    elacom-olimpia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Dicas preciosas! Obrigada por compartilhar com a gente \o/
    Bjão =*
    http://www.apenasrhaysnake.com/

    ResponderExcluir
  18. ótimas dicas.
    feliz 2012.

    http://vitrinefashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Ola!

    Passando para desejar um Feliz Ano Novo, que 2012 seja repleto de muitas alegrias e realizações. Quero tb agradecer por acompanhar e estar presente no Perfume de Pitanga em 2011!

    Bjs; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Uauuu, arrasou no post!!! O tipo de dicas que mulheres "devoram", até marquei +1!

    Bjão flor e Feliz 2012!!!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. oii linda adorei seu post realmente precisamos saber qual é o melhor pro nosso cabelo, o meu é virgem ainda nao fiz nada pq acho que sao muito finos, alias amada estou com problemas com queda me sujere algo?
    ameiii vc no winxmake.blogspot.com !! obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!! Se gostar do blog por favor clique em "Seguir" na coluna lateral!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...